segunda-feira

Flamboyant (Delonix regia)

Originário de Madagascar, o flamboyant (Delonix regia) é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondoso, possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore.
(ESALQ-USP, Piracicaba-SP)

O nome, originário do francês, significa flamejante, adjetivo justificado pela acentuada coloração vermelha de suas flores. A árvore, trazida para o Brasil no início do século 19, na época de D. João VI, adaptou-se perfeitamente ao clima e solo brasileiros. Hoje ela é mais comum na região Sudeste, e
muito utilizada em projetos paisagísticos, sendo indicada para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem seu desenvolvimento.

A cor flamejante que deu nome à árvore, entretanto, não é a única. Há variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão amarelado.
O crescimento é bastante rápido, chegando a 1,5 metro por ano, até a idade adulta. Quando a árvore perde as folhas, surgem as inflorescências, compostas por flores grandes, o que ocorre na primavera e no verão.
As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superfície, tornando-o impróprio para a uso na ornamentação de calçadas, ruas ou nas proximidades de tubulações de água, esgoto, paredes e fiação elétrica. Sua beleza se destaca quando plantado, isolado ou em pequenos grupos, em áreas extensas, como parques, praças ou amplos jardins de residências, indústrias e sítios.

A beleza irresistível desta árvore pode ser observada em vários pontos, como em algumas avenidas, na Rodovia do Açúcar e ornamentando o prédio principal da Esalq.

Adaptado:  Thame, N. 2014. Jardim & Cia. Gazeta de Piracicaba, ano XII, nº 2542, Piracicaba, SP.

Nenhum comentário: