segunda-feira

Árvores que dividem espaço com automóveis e motocicletas

Fato dificílimo de ocorrer, mas como já foi publicado aqui, pode ser encontrado em algumas cidades do Brasil como Manaus-AM e Piracicaba-SP onde oitis e pau-pretinhos, são encontrados dividindo espaço com veículos.

É inegável a quantidade de benefícios que o exemplar da foto está proporcionando no período de calor intenso e elevada emissão de radiação ultravioleta (UV) aos veículos, ao asfalto, aos transeuntes, abrigo para a avifauna e valorização do estabelecimento onde se encontra esta árvore. A frondosa sibipiruna (Caesalpinia pluviosa), espécie nativa da mata atlântica,  divide espaço público com carros e motocicletas em via pública. Benefícios que deveriam ser compensados com o aumento de sua área permeável na região do colo e a remoção da iluminação instalada em seu fuste. 

Na Rua São Francisco de Assis, também encontramos belíssimos pés de Magnólia-amarela (Michelia champaca), árvore de folhas perenes, nativa do sudeste asiático e ásia meridional muito conhecida por sua forte fragrância e flores amarelas, plantadas entre o meio-fio e a via pública na cidade de Piracicaba-SP sem levantamento do pavimento.


Detalhe da área permeável na região do colo das árvores.


Nenhum comentário: